Sei lá
As empresas têm buscado estudar as teorias que ajudam a compreender a motivação de seus funcionários. A implantação de programas motivacionais tem se popularizado cada vez mais. Algumas empresas promovem festas, palestras, treinamentos, jogos e competição de equipes, além de implantar sistemas de premiações e remuneração variada com base na produção. Tudo isso, para motivar seus funcionários.
Vários fatores podem desmotivar os trabalhadores, como o estresse, a pressão, a dificuldade nos relacionamentos, o baixo salário, a falta de perspectiva de crescimentos profissionais e condições inadequadas no local de trabalho. Encontram-se várias teorias que buscam explicar o fenômeno da motivação. Dentre elas, está a Teoria motivacional de Maslow que propõe a pirâmide de necessidades e a teoria da motivação-higiene de Herzberg que analisa os aspectos e atividades do trabalho que podem impedir a satisfação e aqueles que efetivamente são motivadores. (Bowditch, 1992)
O Behaviorismo trouxe contribuições para compreender o comportamento humano. Os conceitos de reforço e punição são utilizados popularmente e são importantes para analisar e modificar o comportamento. Nas organizações, é importante conhecer estes conceitos, pois contribuem para compreender o papel das lideranças, o processo de aprendizagem e modelagem do trabalho, o treinamento na segurança do trabalho e a motivação dos trabalhadores.
Para compreender melhor a motivação no trabalho, será discutido sob a perspectiva behaviorista, um caso de programa motivacional que reforçava o trabalhador que atingia a
Análise de um Programa Motivacional sob a Perspectiva Behaviorista meta de produção estabelecida pela empresa, mas também punia aqueles que não atingissem tais metas. Esta punição gerou consequências desagradáveis para os