Sei la
Conceito: É um processo que consiste em identificar, medir e comunicar informações relativas a atos e fatos da administração econômica, permitindo julgamento e decisão a quem possa interessar.
É um sistema que permite registrar as transações de uma entidade, que possam ser expressões em termos monetários e informar os reflexos dessas transações na situação econômico-financeira dessa entidade em uma determinada data.
Ciência que registra os atos e fatos contábeis de uma pessoa física e jurídica, bem como as mutações de seu patrimônio.
Objetivo: É o patrimônio e suas variações.
Finalidade da contabilidade: Controle: Processo pelo qual a administração se certifica, de que a organização está agindo de acordo com os planos e políticas pré-estabelecidas.
Planejamento: Processo de decidir que curso de ação deverá ser tomado no futuro.
Campo de aplicação: Onde existir um patrimônio sujeito à ação administrativa do homem estará a contabilidade.
Técnicas contábeis: Para atingir sua finalidade (planejamento e controle), a contabilidade utiliza as seguintes técnicas:
a) Recuperação Judicial: se a empresa enfrenta dificuldades financeiras tem o direito de pedir recuperação judicial, porém um dos principais requisitos para a obtenção desse benefício é que apresente em juízo, as demonstrações contábeis, relações de devedores e credores e o livro diário escriturado até a data do requerimento, bem como um balanço patrimonial elaborado para esse fim.
b) Falência: para que a falência não seja considerada fraudulenta, a empresa deve cumprir o mesmo ritual relativo a concordata.
c) Periciais Judiciais: principalmente em relação a questões trabalhistas, a empresa que não possui contabilidade fica em situação vulnerável, diante da necessidade de comprovar, formalmente, o cumprimento de obrigações trabalhistas, pois o ônus da prova é da empresa que a faz mediante a constatação do registro no livro diário.
d) Dissidências