Sei la
Modelos de negócio são as diversas formatações que os empreendimentos adquirem ao utilizarem a Internet como canal primário ou secundário de comercialização. Existem três grupos para essas alternativas:
Comerciante – Modelos de negócios que envolvem a comercialização de serviços ou produtos tangíveis/digitais para pessoas físicas ou jurídicas. Pode ser um negócio totalmente baseado na internet ou com reforço de uma loja tradicional.
Corretagem- Modelos de negócios dos facilitadores de negócios na Internet. São sites que facilitam e estimulam a realização de compras,através da manutenção de um ambiente virtual, que coloca em contato e aproxima os fornecedores e compradores.
Publicidade- Modelos de negócios que utilizam o conceito das emissoras de TV e Rádio.Oferecem produtos e serviços gratuitamente,como informação ou entretenimento, gerando um grande volume de tráfego e obtendo receita através de anunciantes que desejam atingir esse público.
(fonte: e-commerce.org.br).
“Estouro da Bolha”.
No final da década passada, a Internet comemorava momentos de grande euforia com as ações de empresas “PontoCom”. Foi criada uma nova bolsa de valores voltada para a área de tecnologia,a Nasdaq. Esses papéis atingiam patamares enormes e expeculativos. Eles valiam mais do que o lucro que as empresas geravam.Algumas ações do setor aqui no Brasil chegaram a apresentar valorização de 300% em um único mês.Os especuladores esperavam que se repetisse aqui,o que acontecia nos EUA (com papéis de empresas como a AOL, Amazon e Yahoo! atingindo alta de 80% ao ano na Nasdaq). No ano de 2000 ocorreu o “Estouro da Bolha”. A Nasdaq apresentou seu pior resultado, com ações despencando e algumas empresas perdendo mais de 90% do valor. Várias empresas fecharam suas portas. Entretanto, negócios bem-estruturados, com idéias sólidas e viáveis,conseguiram sobreviver.
(fonte: