Seguros
Abaixo vocês poderão encontrar o significado dos termos ou palavras mais utilizados pela central de Seguro Auto.
Seguradora: Empresa autorizada pela SUSEP a operar no Brasil, que assume a responsabilidade de indenizar o Segurado pelos prejuízos sofridos, de acordo com as condições do Seguro contratado.
Corretor (a) de Seguros: Intermediário, pessoa, física ou jurídica, devidamente credenciada, autorizada pelos órgãos competentes a promover a intermediação de contrato de seguros e sua administração.
Proposta: Documento pelo qual o Segurado, através do corretor, propõe a Seguradora à contratação do Seguro.
Proponente: É a pessoa física ou jurídica, cliente do corretor, interessada em contratar a cobertura (ou coberturas), ou aderir o contrato.
Risco: O risco é a expectativa do sinistro. Sem risco não pode haver contrato de seguro.
Ex.: Não se pode contratar Seguro de Vida para garantir morte de alguém já falecido.
Questionário de Avaliação do Risco (Questionário do Perfil): Conjunto de informações sobre o condutor principal do veículo Segurado, bem como sobre as características do uso do veículo. Uma das formas de estipular o valor do seguro (além do modelo do veículo, região em que ele circula etc.).
Condutor Principal: No nosso caso é sempre a pessoa mais jovem.
Avarias Prévias: Danos existentes no veículo antes da contratação do Seguro.
Apólice: Documento emitido pela Seguradora, com base na Proposta, que representa o contrato de Seguro. Através da apólice o segurado repassa à seguradora a responsabilidade sobre os riscos* nele estabelecidos e que possam advir. Ex: Um veículo esta sujeito a roubo, ou seja, ao risco de ser roubado, a seguradora vai cobrir este risco: o risco de ser roubado através da apólice.
(Obs.: Ver Risco*)
Seguro: Contrato pelo qual uma das partes se obriga, mediante a cobrança de prêmio, a indenizar a outra pela ocorrência de determinado evento ou por prejuízos eventuais.