SEGURO RURAL
RAMOS DO SEGURO RURAL
O presente trabalho tem por finalidade discorrer acerca dos ramos do Seguro Rural, no entanto, para efeito de entendimento àquelas pessoas não afetas à área securitária trazemos à balia uma singela informação acerca do que é o seguro rural.
É um dos mais importantes instrumentos de política agrícola e fundamental para modernização tecnológica da agricultura, protege o produtor contra perdas causadas por fenômenos adversos da natureza até o limite máximo de indenização contratado.
Além da atividade agrícola, o Seguro Rural abrange também a atividade pecuária, o patrimônio do produtor rural, seus produtos, o crédito para comercializar a produção e o risco de morte dos produtores. Ao contratá-lo, o produtor tem a possibilidade de recuperar o capital investido na sua lavoura ou empreendimento ante a perda da produção por conta de uma chuva mais forte ou de uma seca mais prolongada.
O prejuízo pode ser evitado ou, no mínimo, reduzido. O Seguro Rural é oferecido para o agronegócio em regiões economicamente viáveis, com base em estudos técnicos de condições de solo e de clima, sendo direcionado para grandes e médios agricultores. Já os pequenos produtores contam com programas de governo para pagamento do custeio agrícola, em casos de ocorrência de fenômenos naturais, pragas e doenças que atinjam bens, rebanhos e plantações, como o Proagro (Programa de Garantia da Atividade Agropecuária), entre outros. Apesar de os programas de governo de gestão do risco agrícola possuírem algumas características e objetivos semelhantes aos do seguro agrícola, existem diferenças essenciais entre eles. Por exemplo, o Proagro funciona como um seguro agrícola de custeio, mas suas operações não passam por seguradoras, não