seguridade social
O texto do autor Filipe de Filippo, vem retratar a importância da Seguridade Social, e suas políticas criadas com objetivos de ajudar a população.
Nos desígnios de assegurar o direito á Saúde, á Previdência e á Assistência Social. No texto constitucional Seguridade Social é um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade destinados a assegurar os direitos relativos á saúde, previdência e assistência social (art.194 da CF). O podemos observar na organização da seguridade social é que a mesma é composta por três grandes sistemas: saúde, previdência social e assistencial social, quanto a forma de financiamento pode ser dividido em sistemas contributivos e não contributivos.O contributivo é aquele que o segurado contribui de maneira direta,na expectativa de obter o beneficio futuramente,diferentemente do não contributivo,que não exige uma contribuição direta. Diante da explicação acima é observado que a previdência social é estruturada em forma de sistema contributivo, e a assistência social e a previdência social em forma de não contributivo. A finalidade da previdência social conforme previsto no artigo 202, visam à execução das políticas publicas, que são destinadas ao atendimento na área da assistência social saúde e previdência social.
O autor refere-se ao SUS, com um dos maiores e melhores planos de saúde do país, e ressalta que o mesmo ainda poderia receber criticas por causa de deficiência que trás o sistema único de saúde. Porém apesar de todas as deficiências que cercam o nosso país, deficiências essas causadas por falta de uma melhor distribuição de recursos e uma boa organização. Tudo isso acaba acarretando transtornos para a população. Entretanto apesar de tudo isso se tem bons atributos, como grandes referências no tratamento ao câncer, acompanhamentos médico aos mais vulneráveis, também temos referencias e transplantes... etc. As políticas de saúde devem assegurar a