Seguridade Social em Crise
A SEGURIDADE SOCIAL EM TEMPO DE CRISE
São Paulo
2014
MOTA, Ana Elizabete F.S.; Cultura da Crise e Seguridade Social, Um estudo sobre as tendências da previdência e da assistência social brasileira nos anos 80 e 90; São Paulo, SP, Cortez, 6ª.ed., 2011.
Ana Elizabete Fiuza Simões Mota Fernandes é graduada em Serviço Social pela UFPE (1976), tem mestrado pela UFPE (1984), doutorado pela PUCSP (1995) e realizou pós-doutorado na UFRJ (2003). É Professora Titular do Departamento de Serviço Social da UFPE. É membro de Associação Científica Internacional, ex-presidente da Associação Latino Americana de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, e da ABPESS (2005/2006). Participa de conselhos editoriais de várias revistas da área e de áreas afins, Serviço Social e Sociedade (0101-6628), Praia Vermelha (UFRJ) (1414-9184), Em Pauta (Rio De Janeiro) (1414-8609). Possui livros publicados na área de Serviço Social, tanto individuais como em co-autoria, como exemplo: A Nova Fábrica de Consensos – Ensaios sobre a reestruturação empresarial, o trabalho e as demandas. A área temática sobre a qual vem desenvolvendo seus estudos e pesquisas é Trabalho e Serviço Social, tendo como subáreas do conhecimento: trabalho e proteção social, trabalho e formação profissional, capitalismo contemporâneo e mundo do trabalho.
A seguridade social é a coluna básica do sistema capitalista acumulativo, bem como, bem estruturada, se torna a sustentação de seu desenvolvimento, devido sua grande importância na manutenção da força de trabalho que mantém o mercado. A autora se debruça, no terceiro capítulo da obra, aqui sendo analisado, à seguridade social em tempo de crise, a desvendar os episódios históricos das décadas de 80 e 90, como também antecedentes de grande importância que culminaram com a concretização de direitos reivindicados pela classe trabalhadora em dimensão internacional. Para abordar esse tema em 40 páginas, Mota