Segurança
Nova Forma de se Pensar e Fazer Segurança Pública
Claudete Lehmkuhl - Ten Cel PMSC Luís Roberto de Carlos - Ten Cel PMSC Resumo: Segurança pública como questão social - reconstrução do papel da Polícia Militar contemporânea dentro de uma nova forma de pensar e de cumprir o seu papel constitucional, permitindo a otimização do efetivo, o aumento da presença policial nas comunidades e implementação de novas estratégias e processos de produção da ordem pública e da paz social, levando a corporação ao nível de excelência almejada por seus integrantes e, principalmente, pelas comunidades. Baseado em pesquisa bibliográfica e estudo de caso de experiências práticas já realizadas com esta concepção. Palavras Chave: segurança pública; ordem pública; paz social; comunidade. Introdução O mundo contemporâneo em que as organizações estão inseridas obriga as pessoas a trabalharem cada vez mais rápido no desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, inovando e aperfeiçoando constantemente os processos de gestão. Definir uma estratégia adequada é um dos principais fatores de sucesso das empresas que pretendem estar na vanguarda dos acontecimentos.
A Polícia Militar de Santa Catarina que não foge a esta realidade, necessita urgentemente repensar o atual modelo de Gestão de Segurança Pública, buscando novas estratégias e processos de produção da ordem pública e paz social que evidenciem a presença policial e sua participação no cotidiano das comunidades.
A segurança pública, por muito tempo, foi tratada como enfrentamento da violência e, mais especificamente, da criminalidade. Só isso já