Segurança
ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Professores: Engº Leandro Garcia Fernandes Engº Gustavo Alves de Queiroz
CURSO DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA – UNISANTA TURMA 24 - 2010
Higiene Ocupacional - Introdução
Para a A.I.H.A (American Industrial Higienist Association) a Higiene do Trabalho, se trata “da ciência e a arte que se dedica ao reconhecimento, avaliação e controle dos riscos ambientais dos locais de trabalho que podem ocasionar alteração na saúde e no bem estar do trabalhador. Nesta definição destacam-se os seguintes aspectos: - As fases da Higiene do Trabalho: Reconhecimento, avaliação e controle. - A atuação da Higiene nos fatores ambientais. - O objetivo é a prevenção das doenças profissionais e a proteção da saúde. A prática da higiene industrial tem sido marcada por mudanças. Ao longo do tempo têm ocorrido mudanças nos produtos manufaturados, no desenvolvimento de processos, na sofisticação da instrumentação técnica e científica, na introdução de novos produtos no mercado e na maneira pela qual o interesse público nas questões ambientais tem aumentado. A medida em que a profissão amadureceu, a palavra “antecipação” foi adicionada ao escopo tradicional da higiene industrial de reconhecimento, avaliação e controle.
O Conceito de HIGIENE segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho)
A ciência dedicada à antecipação, reconhecimento, avaliação e controle de riscos ambientais que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.
A Atuação da HIGIENE no Trabalho - Reconhecer os fatores ambientais que podem influir sobre a saúde dos trabalhadores, o que implica no conhecimento apurado dos produtos, métodos de trabalho, processos de produção das instalações industriais. (Fase qualitativa). - Avaliar quantitativamente os riscos através das medições das concentrações dos contaminantes ou das medições das intensidades dos agentes físicos e comparar estes