Segurança
“A educação é um fator imprescindível para alcançar a produtividade desejada e para evitar acidentes.
O treinamento e desenvolvimento e a educação das pessoas de uma organização com fins de aumento de produtividade ou de evitar acidentes favorecerá o empregado e o patrão”.
Considerando os indicadores de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT);
Considerando que os acidentes ocorrem por:
Fatores técnicos;
Fatores humanos (variáveis individuais e psicossociais)
Elaborar um programa de Educação de Pessoas para Prevenção de acidentes. (Obs: Não se restringir somente ao uso de EPI)
Apresentação da situação problema
Objetivos: a curto e a longo prazo
Justificativas
Recursos Instrucionais (Ex: debates, treinamentos práticos, diagnóstico organizacional, reuniões com a equipe, visitas etc.)
Conteúdo Programático (assuntos a desenvolver nas atividades a desenvolver)
Cronograma de Execução
Avaliação do Programa
Referências
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE PESSOAS PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES
APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO PROBLEMA
O acidente ocorreu em município do interior do estado do Rio Grande do Sul. A estrutura (poste de madeira em altura padrão), onde o acidentado executava sua atividade, está situada em área rural, numa propriedade particular. Segundo informado, no dia do acidente, as condições climáticas para a realização da atividade eram satisfatórias.
OBJETIVOS
Capacitação em estimativa de risco real e percepção de risco; correlacionar saúde e trabalho; adquirir noções de saúde coletiva; compreender as relações entre segurança do trabalho e qualidade de vida e exercitar noções de ética profissional; reciclar os conhecimentos dos profissionais que atuam no sistema elétrico de potência quanto aos procedimentos de segurança no trabalho.
JUSTIFICATIVAS
Buscar melhorar os resultados em saúde, segurança e meio ambiente através de ações sobre os comportamentos que são as causas básicas dos acidentes; garantir a qualidade,