Segurança e saúde ocupacional para excelência empresarial
O PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM NA CAPACITAÇÃO DOS TRABALHADORES OFFSHORE NO CURSO BÁSICO DE SEGURANÇA DE PLATAFORMA CBSP (ANTIGO SALVATAGEM): contribuições, limites e desafios de uma metodologia participativa.
Severino Joaquim Correia Neto, neto.severino@uol.com.br
Fernando B. Mainier, UFF, mainier@nitnet.com.br
Luciane P. C. Monteiro, UFF, lucianemonteiro@predialnet.com.br
Rio das Ostras – RJ
2012
RESUMO
A aprendizagem já vem sendo pesquisada há tempos, e certamente ela será sempre palco de diálogos. A forma que se dá, as transformações causadas por ela na vida dos seres humanos, animais e do planeta, etc. O ser humano nasce potencialmente inclinado a aprender, necessitando de estímulos externos e internos (motivação, necessidade) para o aprendizado. Há aprendizados que podem ser considerados natos, como o ato de aprender a falar, a andar, necessitando que ele passe pelo processo de maturação física, psicológica e social. Na maioria dos casos a aprendizagem se dá no meio social e temporal em que o indivíduo convive; sua conduta muda, normalmente, por esses fatores, e por predisposições genéticas. O presente artigo trata de uma breve análise de sua importância na vida do ser humano e bem como nos treinamentos offshore especificamente salvatagem, onde a exposição desses profissionais as mais duras condições de trabalho, desde seu acesso a unidade marítima a seus 14 dias de exposição ao risco no ambiente de alta complexidade.
Palavras-chave: Aprendizagem, importância, ser humano, treinamento
INTRODUÇÃO
Em toda e qualquer circunstância, quando o assunto é educação, a consideração preliminar obrigatória é a de avaliar o efetivo compromisso com a relevância social de seu investimento. A legitimação de todos os processos e procedimentos relacionados com a prática educacional só pode ancorar na convergência com os valores e objetivos responsáveis