Segurança e Saúde no trabalho
Ergonomia no trabalho
Ergonomia trata-se do bem estar do homem durante o exercício do trabalho. Contribuindo para o planejamento, avaliação de tarefas, postos de trabalho, ambientes e sistemas, tornando-os compatíveis com as necessidades e habilidades dos trabalhadores. Assim, reduz os custos e aumenta a produtividade na indústria. A ergonomia se divide em dois tipos:
Ação sobre os sistemas, processos ou produtos, buscando adequá-los às características dos trabalhadores, eliminando os fatores de risco.
Ação sobre os trabalhadores, através da educação, tornando-os capacitados para a realização adequada de suas tarefas e preparando-os para futuras transformações do trabalho.
Principais riscos ergonômicos que os trabalhadores da construção civil, estão expostos:
Esforço físico intenso;
Levantamento e transporte manual de carga;
Excesso de horas de trabalho.
Formas de prevenção, treinamento e educação dos empregados quanto aos riscos em cada situação e sobre as formas corretas de prevenir acidentes e doenças ocupacionais (relacionadas diretamente a atividades desempenhadas pelo trabalhador). Deve-se conter no treinamento:
Informações sobre as condições e ambiente de trabalho;
Riscos relativos às tarefas realizadas;
Uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs);
Informações sobre os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) existentes no canteiro de obra
Objetivo da Ergonomia
Amenizar a ocorrência de lesões ocupacionais e acidentes. Promovendo melhoria nas condições de trabalho, mantendo a integridade física e mental dos trabalhadores, atuando através de ações preventivas e corretivas.
Para intervenção ergonômica no canteiro de obra é necessária inicialmente a realização da Análise Ergonômica do Trabalho, com ela é possível identificar as falhas do sistema produtivo, tendo como