Segurança e higiene no trabalho
1.1Introdução
A actividade agrícola comercial, actualmente tem preocupado todo mundo e na maioria das economias mundiais encontram se envolvidas no processo de dependência das relações comerciais, para garantir a sustentabilidade dos seus cidadãos e outros para atingir o crescimento e desenvolvimento económico. Contudo, com a crise alimentar que assola o mundo nos últimos tempos, vem criando constrangimentos na prática de actividade agrícola comercial na maioria dos países do mundo. Em particular nos países em via de desenvolvimento como Moçambique, enfrenta problemas de insegurança alimentar resultantes da pobreza. As culturas de hortícolas constituem uma fonte de sustento das famílias urbanas, principalmente na cidade de Maputo e servem tanto para alimentação como para a comercialização.
1.2O problema
O combate a pobreza é um dos desafios para as autoridades da Republica de Moçambique e para todo o povo Moçambicano, em particular atenção ao meio urbano. Neste contexto, este trabalho pretende responder a seguinte pergunta׃Qual é o papel da actividade agrícola comercial seu impacto na garantia da sustentabilidade e na redução da pobreza das famílias no vale de infulene, na cidade de Maputo, especificamente na produção de hortaliças.
1.3 Objectivos
1.3.1 Objectivo geral
Avaliar o impacto da actividade agrícola comercial na garantia da sustentabilidade das famílias e na redução da pobreza no meio urbano em Moçambique (O vale de Infulene).
1.3 Objectivos específicos
* Caracterizar os diferentes factores que contribuem para a produção de hortícolas * Descrever as implicações da actividade agrícola comercial no rendimento das famílias urbanas; * Analisar os efeitos da actividade agrícola comercial a sua sustentabilidade para as famílias.
1.4 Metodologias
Para a realização deste presente trabalho, procederei a revisão bibliográfica e consulta de obras literárias, documentos oficiais, sites da internet