SEGURANÇA E HIGIENE DO TRBALHO
INTRODUÇÃO:
O estudo das condições nas quais é realizado o trabalho industrial teve sua origem em época relativamente recente. Condições de periculosidade e riscos de saúde são inerentes a praticamente a todas as tarefas humanas. É o objetivo da segurança do trabalho a eliminação ou redução dos fatores que resultam, direta ou indiretamente, em acidentes ou riscos de saúde para o trabalhador, estabelecendo-se finalmente condições ambientais propícias ao trabalhador, Muitos textos têm sido escritos a respeito das obrigações morais e legais do empregador e de seus prepostos no sentido de zelar pela integridade física daqueles que trabalham na empresa. Acredita-se hoje, porém, que além de considerações de natureza humanitária, a segurança no trabalho é um critério de boa administração industrial e dificilmente se encontrará uma indústria com índices elevados de produtividade, quando a segurança é regalada a um plano secundário.
Na indústria brasileira, calcula-se atualmente uma taxa aproximadamente igual 6% sobre o custo da mão-de-obra direta, a título de cobertura para o seguro contra acidentes no trabalho. É esta uma despesa elevada, agravando consideravelmente o custo da produção, e que uma administração industrial consciente dos problemas de segurança poderá reduzir consideravelmente, colhendo ainda benefícios intangíveis de valor muito superior á economia visível resultante dos esforços de prevenção de acidentes.
PANORAMA NA INDÚSTRIA PAULISTA.
A indústria no Estado de São Paulo tem dedicado nos últimos anos, de um modo geral, maior atenção aos problemas de segurança. Além da preocupação de seus dirigentes, grande contribuição tem sido realizada por diversos organismos, oficiais ou particulares, no sentido de propagar, orientar e assistir tecnicamente a indústria nos setores de higiene e segurança no trabalho. Entre as entidades mais conhecidas por suas realizações neste campo podem ser citadas as