Segurança e criptografia na transmissão de dados
O investimento em equipamentos requer minimamente um MacBook e um iPod Touch, mas isso pode variar dependendo dos objetivos do programador. Se a intenção é criar aplicativos que usem recursos específicos do iPhone, como GPS ou câmera, então é necessário ter o celular. Igualmente, se o objetivo é criar apps para iPad ou apps híbridos, também é necessário adquirir o tablet da Apple.
Para complicar um pouco mais, é interessante poder testar como fica a performance de seus aplicativos em aparelhos mais antigos, como um iPhone 3G ou iPod Touch de 1ª geração. Então é interessante você cogitar a possibilidade de manter um ou dois aparelhos desses apenas para fins de testes.
Licenças
Para poder testar seus aplicativos em um aparelho e disponibilizá-los na App Store, você precisa fazer parte do iPhone Developer Program. A inscrição custa 99 dólares (equivalente a cerca de R$ 175) e precisa ser renovada anualmente.
Conhecimento
O investimento em treinamento depende de seu conhecimento prévio em programação e do seu domínio do inglês.
Se você já sabe programar em linguagens com C++ e Java e possui um bom conhecimento de inglês para leitura, há material bom e farto na internet que pode te ajudar. Nesse caso, você precisará investir apenas tempo. A própria documentação que a Apple fornece sobre o SDK e seus frameworks e APIs, somada aos aplicativos de exemplo, podem ser suficientes para você estudar e então começar a criar seus primeiros aplicativos.
Vale lembrar que mesmo um programador experiente em C++ ou Java, estudando o SDK entre 3 a 4 horas por dia, pode facilmente levar mais de 30 dias para produzir um aplicativo dos mais simples.
Softwares e conteúdo
Este ponto é variável e depende muito do tipo de aplicativo a ser desenvolvido, sendo importante lembrar que, mesmo com equipamentos e conhecimento, a criação de um aplicativo abrange outros custos relativos ao conteúdo que este aplicativo irá utilizar.
Simulação de valores
A tabela abaixo lista