Segurança wep
A segurança de uma rede sem fios é muito importante, especialmente para a hospedagem de aplicativos e de informações valiosas. Por exemplo, redes transmitindo números de cartão de crédito para verificação ou armazenando informações sensíveis definitivamente precisam ter sua segurança reforçada. Nesses casos, você deve ser proativo na proteção de sua rede contra ataques de segurança.
Vulnerabilidade WEP
WEP é vulnerável por causa do tamanho limitado dos Vetores de Inicialização e pelas chaves serem estáticas. Os problemas do WEP não têm nada a ver com o protocolo RC4 de criptografia. Com apenas 24 bits de comprimento, o universo de valores do IV, faz com que muitos pacotes usem o mesmo IV para criptografia. Para uma cadeia com alto tráfego, essa repetição de IV pode acontecer em menos de uma hora. Isso resulta em pacotes com a parte inicial muito semelhante. Se um hacker capturar bastante pacotes com o mesmo IV, ele pode calcular a chave compartilhada e daí decifrar todos os pacotes da rede
WPA
WPA é um protocolo de comunicação via rádio. É um protocolo WEP melhorado. Também chamado de WEP2, ou TKIP, essa primeira versão do WPA surgiu de um esforço conjunto de membros da Wi-Fi Aliança e de membros do IEEE, empenhados em aumentar o nível de segurança das redes sem fio ainda no ano de 2003, combatendo algumas das vulnerabilidades do WEP.
Vulnerabilidade WPA
Apesar de o WPA ter sido criado justamente para eliminar as vulnerabilidades do protocolo WEP, ele também apresenta algumas falhas que devem ser conhecidas para evitar possíveis problemas. No entanto, não há muitas ferramentas disponíveis que promovam ataque são WPA. No mais, a maior vulnerabilidade, que não é específica a este protocolo, é o uso desenham pequenas ou de fácil adivinhação. Porém esta falha pode deixar a rede sujeita a ataques, onde o suposto invasor testa sequências de senhas e/ou palavras comuns.
WPA2
O WPA2 ou 802.11i foi uma substituição da 'Wi-fi Alliance' em 2004 à tecnologia