Segurança Trabalho
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
ENTENDENDO MELHOR A SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO.
Luciana da Silva
Tiago Luís
Informática
Carazinho, junho de 2013.
Sumário
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo mostrar quais as intenções nas ações de Segurança do Trabalho, entender os seus objetivos e para quem é indicado e quem mais se beneficia nos investimentos em Segurança e Saúde do Trabalho, e reconhecer quais doenças mais afastam os trabalhadores.
2. ENTENDENDO MELHOR A SEGURANÇA DO TRABALHO
Segurança do trabalho é um conjunto de medidas que tem o objetivo de promover a proteção do trabalhador no seu local de trabalho, visando a redução de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais, o maior objetivo é identificar os riscos e agir neles, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para as pessoas.
A segurança divide-se em dois campos: o risco de acidentes. Neste ambiente a preocupação é o risco iminente de vida, pela presença de explosivos, inflamáveis, eletricidade, quedas de grandes alturas, quedas de cargas suspensas sobre o trabalhador, máquinas cortantes, enfim, todo tipo de risco que possa causar lesão leve, grave, ou até mesmo a morte do trabalhador.
O outro campo: o estudo das doenças ocupacionais e riscos ergonômicos: que vem a ser a exposição contínua no ambiente de trabalho dos agentes nocivos que podem ser: físicos, (ruído, vibração, e outros), químicos (poeiras metálicas, gases e vapores) e biológicos (vírus, bactérias, fungos). Existem ainda os riscos ergonômicos, que são responsáveis por inúmeros afastamentos.
2.1. As obrigações de um Técnico em Segurança do trabalho
A principal atribuição de um Técnico em segurança do trabalho é supervisionar as atividades ligadas á segurança, tendo como obrigação saber reconhecer os riscos no ambiente de trabalho, principalmente os riscos graves e iminentes,