Segurança pessoal em laboratorio de quimica
No dia 26 de março de 2013, tivemos a primeira experiência de uma aula pratica no laboratório de química do Centro Universitário Leonardo da Vinci.
O laboratório de química esta localizado no primeiro bloco de ensino do campus II da Universidade.
Neste dia os alunos deveriam apresentar seus trabalhos de pesquisa sobre temas predefinidos em aulas anteriores, que seriam: segurança estrutural, segurança pessoal, principais vidrarias, e principais equipamentos utilizados em um laboratório de química, destaque para o tema vidrarias.
Após apresentação dos grupos e seus respectivos assuntos, iniciamos nossa primeira aula pratica de reações químicas, definida como reação de combustão do magnésio metálico.
A tarefa em questão consistia em verificar passo a passo todas as etapas, desde a queima do magnésio metálico, a cor de sua chama em combustão, em que se transformava após sua queima, qual coloração exibiria em contato com uma quantidade predefinida de H2O, a verificação do pH desta mistura e se a mistura liquida seria acida ou alcalina.
Fundamentação Teórica: Magnésio (Mg): Descoberto em 1808 por Humphry Davy, o magnésio é um metal alcalino-terroso, tem cor prateada e pouco peso. Pode ser misturado a outros materiais para fazer ligas leves e, portanto, é muito usado na indústria aeronáutica. É um metal muito abundante na crosta terrestre e pode ser obtido através do processo eletrolítico e do silicotérmico. Ao queimar produz uma intensa luz branca. Por este motivo é utilizado na fabricação de fogos de artifícios. Óxido de Magnésio: É um pó branco, leve, obtido na queima do magnésio ao ar. É conhecido comercialmente como magnésia. Possui propriedades alcalinas, pois, ao adicionado a água, produz uma base. O MgO é uma das matérias-primas para fazer o cimento Portland em plantas de processo seco.
Hidróxido de Magnésio: É uma base fraca, cuja fórmula química é