Segurança nos trabalhos em altura na industria da construçao civil
Os trabalhos em altura são uma das maiores causas de acidentes de trabalho, tanto na construção civil como em outros ramos de trabalho. Estes acidentes sejam com lesões, afastamentos ou óbitos, todos são graves como todo e qualquer acidente. Sejam por falta de informação ou por descumprimento da lei muitas empresas deixam de fornecer os equipamentos de proteção individual (EPIs), treinamentos e até mesmo não instituem os programas exigidos pelas Normas Regulamentadoras (PPRA, PCMSO ou PCMAT), não garantindo aos seus colaboradores um ambiente de trabalho com condições seguras. Os colaboradores por sua vez acabam se acidentando, até muitas vezes por fatores pessoais que o levam a acreditar que não irá lhe acontecer nada de errado. Através deste Trabalho de Conclusão de Curso, demonstraremos a importância da prevenção e eliminação dos riscos dos trabalhos em altura que são realizados na indústria da construção civil, demonstrando a forma correta de se aplicarem de acordo com as Normas Regulamentadoras pertinentes.
1. Desenvolvimento
2.1 – Definição
De acordo com a NR – 18 Condições e Meio Ambiente de trabalho na Indústria da Construção Civil, trabalhos em altura são todos aqueles que expõem os trabalhadores a atividades em desvio de nível maior ou igual a 2m (Dois Metros). A construção civil é umas das recordistas em acidentes dentro da gama de atividades laborais no nosso país, apesar das leis e normas técnicas vigentes e a fiscalização, os acidentes continuam crescentes, devido à falta de mão de obra especializada e de consciência sobre os procedimentos seguros.
Deste modo devemos colocar em prática todo o conhecimento técnico para que haja a prevenção destes acidentes, implantando métodos de trabalho, treinamentos e medidas preventivas que proporcionem segurança para os trabalhadores. Não apenas fazendo a utilização dos EPIs como na maioria dos casos, uma vez que a Lei diz para utilizarmos de todo o conhecimento para a eliminação do