segurança nos armazens
Escola Superior de Tecnologias de Fafe Curso Técnico Superior Profissional
Gestão Hoteleira e Alojamento
2º Semestre
Higiene e segurança no alojamento
Sinalética, riscos e medidas de prevenção dos armazéns
Docente: Andreia Lemos
Discentes: Carolina Gonçalves
4.5.2015
Introdução
Neste trabalho elaborado no âmbito da disciplina de higiene e segurança no alojamento, será abordada uma breve introdução da higiene e segurança, dos acidentes e dos riscos. Este trabalho tem como objectivo referir a sinalética, os riscos e as medidas de prevenção de acidentes ou incidentes nos armazéns.
Higiene e segurança no trabalho
A higiene e segurança são actividades com o objectivo de garantir condições do trabalho, capazes de manter um nível de saúde dos colaboradores e trabalhadores da empresa.
Os acidentes em geral resultam da combinação das falhas humanas e falhas materiais.
Os riscos são avaliados em três etapas:
Identificar o Risco - consiste em verificar a possibilidade que o trabalhador tem de sofrer um dano provocado pelo próprio trabalho.
Estimar o Risco - compreende a medição conjunta de dois factores (probabilidade e gravidade do dano), para que se possa medir a sua grandeza
Valorar o Risco - consiste em comparar a estimativa efetuada com os padrões de referência da segurança e saúde.
Os riscos podem ser também, riscos físicos (ruidos, temperaturas excessivas, vibrações, radiações, entre outros), riscos químicos (podem apresentar-se em estado liquido, sólido e gasoso), e os riscos biológicos (bactérias, vírus, fungos, entre outros).
Segurança nos armazéns
Em Portugal, as normas de segurança dos armazéns são contempladas pelo Decreto-Lei n.º 243/86 de 20 de Agosto, que aprova o Regulamento Geral de Higiene e Segurança do Trabalho nos Estabelecimentos Comercias, de Escritório e Serviços.
Estas estruturas, são das que mais perigos apresentam. Os acidentes mais comuns são as quedas (escorregamento ou