Segurança no Windows Phone
Com o avanço constante dos smartphones e principalmente com a implementação de sistemas operacionais de maior compatibilidade, de acesso rápido e também utilizando serviços mais complexos que necessite de uso da rede(Compras online, conexão remota, acesso a contas de bancos e entre outros) a segurança passou a ser de grande prioridade aos fabricantes de sistemas operacionais móveis.
Esses avanços tornaram o smartphone um novo alvo para hackers e pessoas mal intencionadas, pois os sistemas operacionais que eram operados em desktops e notebooks passaram a ser operados neles e inicialmente com grande vulnerabilidade. Com isso foram feitos vários métodos de segurança para que os usuários tivessem mais cuidado com seus dados.
Um desses métodos foi à aplicação que se tornou viral a utilização de desenhos para o desbloqueio de tela. Essa função foi implementada com o intuito de atrair os usuários de forma mais interativa e assim fazer com que eles bloqueassem seus smartphones.
Como os smartphones tornaram-se computadores de mão, também houve a necessidade de criar anti-malwares para esse tipo de plataforma. Muitos usuários não se preocupam e as vezes nem sabem da necessidade de se proteger seu telefone. Lembram-se de instalar e atualizar seus aplicativos anti-vírus para pcs e notebooks, mas ignoram a necessidade do mesmo ser feito em seu smartphone.Outro assunto também que é de extrema importância e que muitos se aprofundaram, é o desbloqueio do smartphone usando técnicas de jailbreak (Iphone) e rooting (Android) onde os usuários acabam tornando super usuários com acessos administrativos.
Uma breve história sobre jailbreak e rooting.
No inicio da venda do Iphone IOS, os usuários notaram o grande poder de desempenho que ele tinha, mas também a grande restrição que a Apple impôs sobre os aparelhos. Ele vinha de fábrica apenas com 16 aplicações e era bloqueado o uso de aplicações de terceiros neles (Uma alusão a prisão).Foi ai que grupos