Segurança no uso de ferramentas
Ferramentas Elétricas e Manuais
Fernanda Vieira – Técnica em Segurança do Trabalho
OBJETIVO:
• O objetivo deste treinamento é estabelecer as responsabilidades e os requisitos mínimos para a realização de Inspeção de Segurança em ferramentas elétricas e manuais, com intuito de identificar falhas que possam colocar em risco a integridade física dos colaboradores na obra.
RESPONSABILIDADES:
• Usuário: Realizar inspeção diária geral das ferramentas, principalmente no momento da sua requisição, seu manuseio e quando for devolvêla.
• Ferramenteiro: Realizar inspeção diária geral das ferramentas no recebimento e entrega das ferramentas; retirando de atividade as que apresentarem danos, adotando medidas de recuperação quando necessário.
• Encarregados e Téc. Seg.: Realizar inspeção diária geral das ferramentas e equipamentos utilizados pelos usuários.
DEFINIÇÕES:
• Ferramentas Manuais: São Todas as ferramentas utilizadas para executar serviços de furação, corte desbaste, acabamento, impacto, choque, faceamento, polimento e etc, e que são manuseadas e sustentadas pela mão humana. Ex. talhadeiras, martelos, marretas, spinas, cavadeiras, pás e etc.
DEFINIÇÕES:
• Ferramentas Portáteis Elétricas: São todas as ferramentas utilizadas para executar serviços de furação, corte desbastes, acabamento, impacto, choque, faceamento, polimento e etc, e que são sustentada pela mão do homem, e acionadas através de energia elétrica. Lixadeira orbital elétrica
Esmerilhadeira angular
Serra circular manual
Serra mármore
Furadeira
Policorte
Serra Tico Tico
Parafusadeira
DEFINIÇÕES:
• Ferramentas Portáteis Pneumáticas: São todas as ferramentas utilizadas para executar serviços de furação, corte, desbastes, acabamento, impacto, choque, faceamento, polimento e etc, e que são sustentadas pela mão do homem, e acionadas através de ar comprimido. Furadeira Pneumática
Politriz