Segurança no uso da internet
As empresas de olho neste crescimento do acesso à internet investem a cada dia em novos produtos e campanhas publicitárias para conquistar cada vez mais novos clientes e fideliza lós.
Mas a preocupação com a Segurança da Informação não cresce da mesma velocidade da disponibilidade da mesma.
Profissionais, empresários se importam em conquistar o cliente e nem sempre prezam pela sua integridade, ficando para nosso cargo do Profissional de Segurança da Informação fazer isso.
Quando falamos em Segurança da Informação algumas pessoas acreditam que apenas ter antivírus ou não clicar em determinada mensagem de e-mail já é o bastante.
Não, não é. Segurança da Informação é um assunto abrangente que envolve máquinas, pessoas, documentos, ações e principalmente bom senso.
A segurança da informação no uso da internet deve ser analisada com os mesmos olhos que analisamos a nossa segurança pessoal. Hoje temos muros, cercas elétricas, fechaduras e grades nas janelas, isto tudo para proteger nossa família, nossas informações (documentos) e patrimônio, ou seja, nos protegemos para garantir nossa integridade física, social e mental.
As pessoas vivem em sociedade a milhares de anos e hoje essa vivencia social está crescendo com o uso da internet, mundo virtual está de uma forma que não mais o separamos do que é real do que é virtual, mas esquecemos que em toda sociedade temos vários tipos de pessoas, pessoas boas e pessoas más, sendo assim, no mundo virtual não é diferente, todos os dias temos notícias dos cyber crimes, criminosos virtuais atacam pessoas, empresas e governos, a grande diferença destes criminosos para os criminosos do mundo real é que as vezes o do mundo real ainda podemos ver seu rosto.
Os criminosos virtuais se usam de informações geralmente passadas pela própria vítima, seja por infecção do