Segurança no trabalho
A Segurança no Trabalho é responsável por proteger a saúde e a vida do trabalhador, oferecendo segurança, conforto e higiene, necessários para garantir a produtividade e minimizar os riscos no ambiente de trabalho. Estuda matérias relacionadas à estrutura da organização, legislação, métodos de prevenção e controle de acidentes e aspectos sociais de gestão de pessoas.
A Segurança do Trabalho é a ciência que atua na prevenção dos acidentes do trabalho decorrentes dos fatores de riscos ocupacionais.
Nos locais de trabalho existem inúmeras situações de risco passíveis de provocar acidentes do trabalho. Logo, a análise de fatores de risco em todas as tarefas e nas operações do processo é fundamental para a prevenção. Entre os fatores de risco que provocam acidentes do trabalho, destacam-se: Eletricidade, máquinas e equipamentos, incêndios, armazenamento e transporte de materiais, manuseio de produtos perigosos, ferramentas manuais, contato com agentes biológicos, dentre outros.
Conheça o assunto de forma profunda nesse artigo. Veremos o que é segurança do Trabalho, para que serve, como implantá-la na empresa, quais são os profissionais diretamente envolvidos com ela.
O que é segurança do trabalho
Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas e ações que são adotadas visando diminuir os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais e assim proteger a integridade do trabalhador no ambiente de trabalho.
A Segurança do Trabalho atua de diversas maneiras dentro da empresa, sempre buscando adaptar o ambiente de trabalho ao trabalhador. Para isso, são desenvolvidas ações técnicas, administrativas e médicas, algumas ações importantes são:Estudo da legislação de segurança do trabalho, normas técnicas e responsabilidades do empregador e dos empregados perante a causa segurança;Estudo de ambiente de trabalho;Análise das causas de acidentes de trabalho;Palestras e treinamentos;Aplicação de EPCs;
Aplicação de