Segurança no trabalho
A Segurança do Trabalho estuda diversas disciplinas como Introdução à Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, dentre outras.
O quadro de Segurança do Trabalho de uma empresa compõe-se de uma equipe multidisciplinar composta por Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho.
Estes profissionais formam o que chamamos de SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), também os empregados da empresa constituem a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador
A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. No Brasil a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras e convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.
O assunto segurança do trabalho,é o mais abordado em palestras sobre assuntos relacionados aos empregados e seus direitos, pois como se sabe é direito do trabalhador o fornecimento dos EPI (Equipamentos de Proteção Individual), para os fins de aplicação desta Norma, todo dispositivo de uso individual destinado a preservar e proteger a integridade física do trabalhador, tais equipamentos é fornecido pelo empregador para o empregador.
Tais equipamentos visa proteger a integridade física do empregado, frente ao trabalho que esta por despenhar, ou seja, a segurança e o bem estar do trabalhador vem em primeiro lugar antes de qualquer coisa. Sendo assim o mesmo não é cercado de Direitos não só no âmbito judicial,