segurança no trabalho NR23
O sistema fixo de gases visa a extinção de focos de incêndio onde há a necessidade de um sistema onde não é possível a utilização de água para o mesmo fim, assim sendo este método é utilizado em bibliotecas, museus, e instalações onde existem equipamentos de grande valor.
Todos os seus procedimentos, requisitos e definições gerais devem seguir a determinação de norma, no caso a NBR 17240,
Os gases utilizados no sistema podem ser:
- Gás limpo: agente extintor na forma de gás que não degradam a natureza e não afetam a camada de ozônio. São inodoros, incolores maus condutores de eletricidade e não corrosivos. Dividem-se em compostos halogenados e mistura de gases inertes. Quando utilizado na sua concentração de extinção, permite respiração humana com segurança. O CO2 não é considerado gás limpo por sua ação asfixiante na concentração de extinção.
- Compostos halogenados: agentes que contém como componentes primários, uma ou mais misturas orgânicas que por sua vez, contenham um ou mais dos sequintes elementos; flúor, cloro, bromo ou iodo
- Mistura de gases inertes: agentes que contenham como componentes primários, um ou mais dos seguintes gases ; hélio, neônio, argônio, ou nitrogênio. São misturasde gases que também contém dióxido de carbono (CO2) como componente secundário.
Tipos de Sistemas de extinção:
- Inundação total:
Sistema desenhado para aplicação dos gases (agente extintor) no ambiente onde está a incêndio de forma que a atmosfera abtida impeça o desenvolvimento e manutenção do fogo.
- Aplicação local:
Aplicação dos gases diretamente sobre o foco de incêndio ou material em chamas.
Denomina-se área ocupada, o local onde há ou pode haver presença humana.
Área normalmente ocupada, local onde a presença humana é freqüente.
Área não destinada a ocupação humana.
Concentração do projeto é onde a porção do agente extintor é definida considerando o volume do ambiente protegido pelo