Segurança no trabalho na construção de estádios
Descrição sintetizada do assunto
O alto número de acidentes fatais em obras dos estádios da Copa do Mundo 2014, o número é quatro vezes maior do que registrado no período que antecedeu o torneio, realizado na África do Sul.
Objetivo geral
- Explorar os dados de acidentes em obras de estádios para grande eventos.
Objetivo específico
- Analisar e comparar os dados com eventos anteriores e posteriores a Copa do Mundo de 2014.
- Procurar motivos da ocorrência de acidentes.
- Determinar programas específicos de segurança para cada empreendimento.
- Investigar medidas de prevenção do MPT (Ministério Público do Trabalho).
Tipo de Pesquisa
Revisão bibliográfica.
Restrições da Pesquisa
Confiar nos dados da internet que podem estar errados.
Riscos
Por falta de tempo organizar o tempo disponível extra sala de aula, por isso o aproveitamento em sala deve ser maior.
Introdução
1.1Mesmo com a evolução das técnicas, materiais e equipamentos que envolvem a construção de grande estádios, os acidentes fatais nesse tipo de obra não são uma ocorrência tão rara. Muito se sabe sobre a importância da segurança no trabalho, o que nos últimos meses tem tido uma atenção especial devido ao alto número de acidentes fatais ocorridos em obras.
Ao total foram registrados 9 acidentes fatais, 4 vezes mais que na África do Sul, em 2010, parece pouco comparado com os 1200 trabalhadores mortos no Catar, e tem estimativa que 4 mil operários vão morrer até o começo dos jogos, em 2022. (globo.com, 2014)
Os operários são expostos a longas jornadas e lidam com um ambiente de trabalho pouco seguro, mas também embora os trabalhadores dispusessem de cintos de segurança para o trabalho em altura, por exemplo, a distribuição dos cabos-guia não é satisfatório, mesmo com tantas refêrencias o cenário não muda.
Existem programas que buscam a formulação e a execução de ações nacionais voltadas á prevenção de acidentes de trabalho, pois