Segurança no laboratório
1. SEGURANÇA NO LABORATÓRIO
Laboratórios de Química são locais de trabalho que necessariamente não são perigosos, desde que certas precauções sejam tomadas.
Um laboratório de Química é um local onde são manipuladas substâncias tóxicas, inflamáveis, corrosivas, etc. A minimização dos riscos de acidentes no laboratório passa pela obediência a certas normas. A seguir encontram-se algumas normas que deverão ser observadas e seguidas pelos alunos antes, durante e após as aulas práticas de Laboratório:
- O uso de jaleco (guarda-pó) de mangas compridas é obrigatório durante a aula prática. O jaleco é um equipamento de proteção individual indispensável ao experimentador.
- É proibido o uso de bermudas e saias durante as experimentações. Usar de preferência uma calça e calçado fechado. Essa é uma norma de segurança, uma vez que uma calça e sapatos fechados protegem a pele de eventuais contatos com reagentes danosos.
- Sempre usar jaleco. Óculos de proteção e luvas deverão ser usados sempre que for executar uma operação que represente riscos potenciais.
- Lentes de contato não usar mesmo estando com os óculos de proteção.
- Objetos pessoais como bolsas, blusas, etc, devem ser guardados em armários de preferência em áreas externas aos laboratórios;
Em caso de acidentes, mantenha a calma e chame o professor ou técnico responsável;
- Aprenda a usar o extintor antes que o incêndio aconteça. O uso de um extintor é extremamente importante. Lembre-se de que em um laboratório de Química existem muitos reagentes tóxicos e inflamáveis e devemos usar um extintor de gás carbônico (CO2).
- Expressamente proibido comer e beber no laboratório.
- Não jogue resíduos nas pias. Os reagentes devem ser devidamente descartados. Resíduos insolúveis devem ser colocados em frascos apropriados. Resíduos de reações devem ser inativadas e depois armazenados em frascos apropriados.
- Nunca jogue no lixo restos de reações.
- Nunca realizar experiências que não estejam no