segurança nas empresas
RISCOS DA PROFISSÃO
EMANUELI PINTO BARCELOS
TST- IFF- POLO QUISSAMÃ
2013
1. Introdução
No caso do transporte coletivo, o comportamento dos motoristas tem grande relevância, pois se trata de atividade essencial à população e de muita responsabilidade. Erros no trabalho do motorista podem ocasionar acidentes que colocam em risco a vida de um grande número de pessoas.
A investigação das condições de trabalho é realizada por áreas de conhecimento diversificadas, dependendo do referencial utilizado para “olhar” o trabalho. Para a análise específica das condições de trabalho, foi utilizada uma categorização baseada, entre outros, em ALBRECHT, K. O gerente e o estresse: Faça o estresse trabalhar para você. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988.
2. CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS MOTORISTAS DE ÔNIBUS URBANO:
Os estudos a respeito das condições de trabalho de motoristas no transporte coletivo por ônibus são recentes e em pequena quantidade se comparados às pesquisas com outras categorias profissionais.
Destaca que o primeiro trabalho a respeito deste assunto que se tem notícia no Brasil data de 1973. Também na literatura internacional, as investigações deste tema não aparecem com abundância. Estas pesquisas, em sua maioria, procuram estabelece relação entre as condições de trabalho e o adoecimento. Observam-se coincidências tanto em relação às causas de desgastes, quanto às consequências para a saúde dos operadores nestes estudos. RAMOS, R.E.B. Condições de trabalho dos motoristas de ônibus - uma contribuição a uma abordagem interdisciplinar com estudo de caso no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, 1991
A análise das condições de trabalho dos motoristas de ônibus urbano é tarefa complexa, em decorrência dos diversos aspectos que caracterizam a atividade. Diferente de outros profissionais, o motorista exerce suas funções ‘extra’ da empresa, o que imprime maior possibilidade