Segurança na tecnologia
Informação compreende qualquer conteúdo que possa ser armazenado ou transferido de algum modo, servindo a determinado propósito e sendo de utilidade ao ser humano.
Sobre Segurança
A Segurança da Informação se refere à proteção existente sobre as informações de uma determinada empresa ou pessoa, isto é, aplicam-se tanto as informações corporativas quanto as pessoais. Entende-se por informação todo e qualquer conteúdo ou dado que tenha valor para alguma organização ou pessoa. Ela pode estar guardada para o uso restrito ou exposta ao público para consulta ou aquisição.
A segurança de uma determinada informação pode ser afetada por fatores comportamentais e de uso de quem se utiliza dela, pelo ambiente ou infraestrutura que a cerca ou por pessoas mal intencionadas que têm o objetivo de furtar, destruir ou modificar tal informação.
O nível de segurança desejado, pode se identificar em uma “política de segurança” que é seguida pela organização ou pessoa, para garantir que uma vez estabelecidos, aquele nível desejado seja perseguido e mantido. Para a montagem desta política, deve-se levar em conta:
* Riscos associados à falta de segurança;
* Benefícios;
* Custos de implementação dos mecanismos.
Definições dos atributos básicos da Segurança da Informação são:
* Confidencialidade – propriedade que limita o acesso à informação tão somente às entidades legítimas, ou seja, aquelas autorizadas pelo proprietário da informação.
* Integridade – propriedade que garante que a informação manipulada mantenha todas as características originais estabelecidas pelo proprietário da informação, incluindo controle de mudanças e garantia do seu ciclo de vida (nascimento, manutenção e destruição).
* Disponibilidade – propriedade que garante que a informação esteja sempre disponível para o uso legítimo, ou seja, por