segurança na ginastica olimpica
Sergio Luiz de Souza Vieira
Da Capoeira: Como Patrimônio Cultural
PUC/SP – Tese de Doutorado - 2004
A Capoeira, é uma das manifestações culturais mais importantes do
Brasil. Surgida do encontro, em terras brasileiras, principalmente das culturas do índio, do negro e do português, tornou-se um dos mais importantes símbolos do
Brasil. Trata-se de uma das manifestações culturais da corporeidade humana, a qual é baseada em um diálogo corporal, no qual terá maior destaque o jogador que fizer mais perguntar corporais do que as respostas corporais obtidas, ou então aquele capaz de apresentar mais argumentos corporais do que as perguntas corporais que lhe foram feitas. Neste diálogo entrarão em jogo os braços, as pernas, a cabeça e os jeitos corpo.
A primeira citação do vocábulo foi feita pelo Padre Fernão Cardim (SJ) na obra: Do Clima e da Terra do Brasil1, editado em 1577, onde se destaca o texto:
“Ao lomgo de huma rossa que Frco. Frz., feitor da dita casa tem derrubado, saindo as capoeiras que foram de Anto. Frz.”. Em outras obras jesuíticas que se sucederam, novamente o vocábulo capoeira foi registrado, em todos mantendo o significado de vegetação secundária. Ainda hoje, a discussão sobre o vocábulo parece ser interminável.
Com o advento das invasões holandesas, na Bahia e em Pernambuco, no século XVII, principalmente a partir de 1640, houve uma desorganização generalizada no litoral brasileiro, permitindo que muitos escravos fugissem para o interior do país, estabelecendo-se em centenas de quilombos, tendo como conseqüência o contato ora amistoso, ora hostil, entre africanos e indígenas. Tendese a acreditar que o vocábulo, de origem indígena Tupi, tenha servido para designar negros quilombolas como “negros das capoeiras”, posteriormente, como “negros capoeiras” e finalmente apenas como “capoeiras”. Cabe ressaltar, que nunca houve nenhum registro da Capoeira em qualquer quilombo. Sendo assim, aquilo que antes