Segurança na Construção Civil
A segurança na construção civil e algo que já vem sendo estudado a algum tempo, analisando a jornada de trabalho e as funções dos trabalhadores.
Segurança do Trabalho é um conjunto de medidas adotadas visando minimizar os acidentes do trabalho, doenças ocupacionais, a fim de proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador. As medidas de segurança são usar equipamentos de segurança, ou quando não e possível evitar o risco e necessário diminuir a jornada de trabalho.
No setor da Construção Civil tem adotado novas mudanças melhorando suas gestão e organização do trabalho, necessitando de melhorias adequadas ao trabalhador de forma aumentando a produtividade e diminuindo o acidente do trabalho.
Ainda e alta a taxa de acidentes nas obras, alguns por uso inadequado do equipamento de segurança, outros ate mesmo pela falta do uso dos equipamentos. Por isso alem de fornecer o equipamento de segurança e muito importante ter treinamento continuo, pois e fundamental saber a forma correta de utilizar e guardar para manter a vida útil do equipamento.
2 EPI
2.1 O QUE É EPI
Segundo a Norma Regulamentadora NR 6 considera-se Equipamento de Proteção Individual EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.
2.1.1. QUANDO É NECESSÁRIO FORNECER O EPI
A empresa é obrigada a fornecer ao empregado, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias:
– Sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças ocupacionais;
– Enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas;
– Para atender situações de emergência.
Com o nascimento do novo texto da Norma Regulamentadora nº10 a vestimenta passa a ser também considerada um dispositivo de proteção complementar para os empregados,