Segurança na Construção Civil
Equipe:
André Ferreira
Daniel Duraães
Elane Pereira
Jhallison Lima
João José Lopes
Paulo Henrique Silva
Vinícius Mendes
Bianca Fabiane
Montes Claros/MG
Novembro/2013
INTRODUÇÃO
Um dos problemas mais encontrados nas obras de engenharia é a de falta de segurança. Muitas vezes não são utilizados os equipamentos necessários, para segurança, assim aumentam os riscos de acidentes ao trabalhador que fica exposto a condições precárias de trabalho.
Neste artigo vamos ver os principais tipos de equipamentos de segurança, as leis que regulamentam os direitos dos trabalhadores, os principais equipamentos de segurança que devem ser utilizados e os principais métodos para garantir segurança em construções de barragens.
CAPÍTULO I
1. PROGRAMA DE CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL-E PCMAT
O PCMAT foi estabelecido em um das normas reguladoras (NR-18) esse programa foi aprovado pela Portaria n.º 3214, de 08 de junho de 1978 do Ministério do Trabalho.
1.1 Objetivos:
O PCMAT estabelece procedimentos de ordem administrativa e objetiva, implementação de controles e sistemas preventivos de segurança nos processos, meio ambiente e trabalho na indústria da construção civil. Ele deve garantir por ações preventivas, a integridade física e a saúde do trabalhador, funcionários terceirizados, fornecedores, contratantes, visitantes, etc.
Ele deve definir atribuições, responsabilidades e autoridade ao pessoal que administra, desempenha e verifica atividades que influenciem na segurança e que intervêm no processo produtivo;
1.2 Quem deve ter o PCMAT
De acordo com o item da NR 18. Qualquer construção civil que tenha no mínimo 20 trabalhados devem elaborar o PCMAT e adotar as medidas de prevenção contidas nele.
1.3 Elaboração
O PCMAT deve ser elaborado por um profissional legalmente habilitado na área de segurança do trabalho.