segurança melhor prevenção
A higiene do trabalho compreende normas e procedimento adequados para proteger a integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerente as tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas.
Ela está ligada ao diagnóstico e a prevenção das doenças ocupacionais, a partir do estudo e do controle do homem e seu ambiente de trabalho. Tem caráter preventivo por promover a saúde e o conforto do funcionário, evitando que ele adoeça e se ausente do trabalho, envolvendo também estudo e controle das condições de trabalho. A iluminação, a temperatura e o ruído fazem parte das condições ambientais de um trabalho. Uma má iluminação, por exemplo, causa fadiga à visão, afeta o sistema nervoso, contribui para a má qualidade do trabalho podendo, inclusive, prejudicar o desempenho dos funcionários.
A falta de uma boa iluminação também pode ser considerada responsável por uma razoável parcela dos acidentes que ocorre nas organizações. Envolvem riscos os trabalhos noturnos ou turnos, temperaturas extremas que geram desde fadiga crônica até incapacidade laboral. Um ambiente de trabalho que contem temperatura e umidade é considerado doentio. Por isso, o funcionário deve usar roupas adequadas para se proteger do que se “enfrenta” no dia-a-dia corporativo, ocorrendo o mesmo com umidade.
Já o ruído provoca perca da audição e quanto maior o tempo de exposição à ele maior o grau da perda da capacidade auditiva.
A segurança do trabalho implica no uso de equipamentos adequados para evitar lesões ou possíveis perdas, por isso é preciso conscientizar os funcionários da importância do uso dos EPIs (equipamentos de proteção individual) como luvas, mascaras e roupas adequadas para o ambiente em que eles atuam,fazendo essa ação especifica, a organização está mostrando reconhecimento ao trabalho do funcionário e contribuindo para sua melhoria da qualidade de vida. Já houve muitos colaboradores dizerem que