segurança em redes
Anápolis, 16 de dezembro de 2013.
Curso Técnico de Informática para Internet.
Módulo: Princípios de Redes.
Professor: Marcus Vinicius.
Aluna: Josiane Kellen Silva.
Trabalho sobre Segurança da Informação
1. Conceitos sobre Segurança da Informação
Segurança da Informação está relacionada com proteção de um conjunto de dados, no sentido de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou uma organização. São características básicas da segurança da informação os atributos de confidencialidade, integridade e disponibilidade, não estando esta segurança restrita somente a sistemas computacionais, informações eletrônicas ou sistemas de armazenamento. O conceito se aplica a todos os aspectos de proteção de informações e dados.
Integridade: O princípio da integridade é respeitado quando a informação acessada está completa, sem alterações e, portanto, confiável.
Confidencialidade: propriedade que limita o acesso a informação tão somente às entidades legítimas, ou seja, àquelas autorizadas pelo proprietário da informação. O princípio da confidencialidade é respeitado quando apenas as pessoas explicitamente autorizadas podem ter acesso à informação.
Disponibilidade: O princípio da disponibilidade é respeitado quando a informação está acessível, por pessoas autorizadas, sempre que necessário.
Outro atributo importante é a autenticidade. Autenticidade é garantia de que quem enviou a informação está corretamente identificado.
Exemplos:
Quebra da Confidencialidade: uma pessoa não autorizada teve acesso ao conteúdo de um relatório ou e-mail confidencial.
Quebra da Integridade: as informações de um relatório foram alteradas..
Quebra da Disponibilidade: o link da Internet de um site de vendas saiu do ar.
Quebra da Autenticidade: um colega mal intencionado envia um relatório para seu chefe com o seu nome como remetente.
2. Vulnerabilidades
As vulnerabilidades são brechas nos sistemas desatualizados ou mal