Segurança em máquinas
Máquinas e processos industriais podem apresentar riscos inerentes à sua operação, e tais riscos podem ser minimizados ou anulados através de sistemas de segurança. O foco principal é a garantia de bem estar do ser humano. Para se atingir este objetivo, é necessário que os sistemas de segurança garantam também a integridade dos ativos e do meio ambiente, levando a máquina ou processo para um estado seguro, no evento de uma situação de risco. O mercado atualmente oferece uma grande variedade de produtos certificados nos mais elevados níveis de Categoria de Segurança para proteção humana em máquinas e processos automatizados. Para segurança em máquinas, dispõem de sensores de barreiras ópticas de segurança, scanners a laser, dispositivos de parada de emergência, chaves, relés e módulos de segurança.
Os sensores representam os órgãos de sentido das máquinas e sistemas que automatizam os processos de produção.
A proteção e a segurança de pessoas é algo essencial nos processos automatizados. Principalmente em aplicações onde máquinas realizam movimentos de alto risco, normas totalmente relevantes relacionadas a saúde e segurança devem ser observadas. Mesmo se o operador estiver 'momentaneamente distraído', acidentes que possam causar cortes, esmagamentos e/ou lesões de impacto são evitados.
Veja alguns exemplos de aplicações em Segurança em Máquinas:
Sensores
Os sensores representam os órgãos de sentido das máquinas e sistemas que automatizam os processos de produção.
Existem vários modelos de sensores, para cada especifica aplicação, um tipo que melhor atende o momento.
Veja abaixo alguns tipos de sensores mais utilizados:
Sensores Fotoelétricos
Detecção rápida e precisa, com luz convencional ou laser.
Os sensores fotoelétricos (Ópticos) reconhecem todos os objetos independente de sua natureza, seja metal, madeira ou plástico. Para detectar objetos transparentes existem