SEGURANÇA EM EQUIPAMENTOS
ANEXO IX
Máquina Injetora de
Materiais
Plásticos
EQUIPE:
1.ANTONIA OLIVEIRA
2.FABRICIA RAMALHO DE OLIVEIRA
3.JÉSSICA
4.NARJARA
2014.2
Definições e
Características
As máquinas injetoras de materiais plásticos são utilizadas para a fabricação descontinua de produtos moldados, por meio de injeção de material no molde, que contém uma ou mais cavidades em que o produto é formado.
As máquinas consistem em quatros partes fundamentais:
Injeção;
Unidade de fechamento;
Acionamento hidráulico;
Sistema de controle eletromecânico da máquina.
Processo de Injeção
Este processo consiste em varias etapas que se repetem produzindo uma ou mais peças em cada ciclo, conforme o formato do molde da peça a ser produzida.
Estes ciclos são:
Plastificação;
Preenchimento;
Pressurização e recalque;
Resfriamento;
Extração.
Moldes de Injeção
É a parte da máquina que é responsável por dar forma ao polímero fundido no processo de injeção.
Os moldes de injeção tem duas principais funções que é a conformação do material plástico e estabilização da forma da cavidade.
Unidade de Fechamento
A unidade de fechamento é o mecanismo fixado a placa móvel para movê-la e aplicar a força do fechamento.
A força do fechamento é caracterizado pela a força exercida pelo conjunto cilindro de injeção e rosca sobre a peça de plástico que se solidifica dentro do molde de uma injetora, que garanta sua alimentação com material adicional enquanto ela se contrai em função da solidificação e resfriamento.
Acionamento hidráulico
Os acionamentos do eixo são executados por circuito de potencia hidráulico, composto por motor elétrico, bomba hidráulica e cilindro hidráulico. Unidade de Controle do Motor
Unidade que controla o movimento, o processo de parada e interrupção de movimento de um motor elétrico, com ou sem dispositivo eletrônico integrado, tais como conversor de frequência e contator.
Requisitos Específicos de