Segurança eletrônica
Uma forma de manter a confidencialidade das informações é a utilização da criptografia, que é uma técnica que permite a codificação e decodificação dos dados, onde os mesmos podem ser transmitidos e armazenados sem que haja alterações ou exposição à pessoas não autorizadas. A criptografia faz parte da vida digital já há algum tempo. De origem grega, a palavra “criptografia” pode ser traduzida como “escrita escondida”.
É esse o objetivo da criptografia, prover uma comunicação segura, garantindo aos serviços a confidencialidade, autenticidade, integridade e a não repudiação.
A criptografia tem sido usada desde a Segunda Guerra Mundial. No entanto, os estudos da criptografia continua avançando e hoje, em plena guerra cibernética, a criptografia é mais importante do que nunca por isso continua a evoluir para novos tecnologias, como por exemplo, a criptografia quantica que permiti a detecção de intrusos, mesmo que estes possuam um poder computacional ilimitado.
2 DESCRIÇÃO DO ASSUNTO
A criptografia é a ciência e a arte de escrever mensagens em forma cifrada. Muito usada na internet é um dos principais mecanismos de segurança. Atualmente a criptografia está integrada à maioria dos sistemas operacionais e aplicativos.
Por meio do uso da criptografia é possível proteger arquivos armazenados em computadores, criar uma partição específica no computador, na qual todas as informações que forem lá gravadas serão automaticamente criptografias, proteger backups contra acesso indevido, as comunicações realizadas pela Internet, como os emails enviados e recebidos e transações bancárias e comerciais realizadas na web, entre outros.
Termos utilizados na criptografia:
Termo Significado
Texto claro Informação legível (original) que