Segurança do trabalho
O césio é um metal extremamente tóxico e radioativo, emissor de raios alfa e é capaz de transformar energia luminosa em energia elétrica, é componente de células fotovoltaicas.É encontrado na crosta terrestre combinado com outros elementos,em baixas concentrações.Sua obtenção da-se pela purificação do lítio sendo ele um resíduo.
O césio está envolvido em várias aplicações através dos seus compostos.Juntamente com o rubídio e o hidrogénio, o césio é um dos elementos mais usados na construção de relógios atómico, é utilizado no campo da catálise, nomeadamente como aditivo para catalisadores para oxidação e hidrogenação. O césio também apresenta algumas aplicações de especial relevância, nomeadamente no tratamento do cancro, através do radioisótopo Cs-137.
Embora apresente aplicações na medicina,como o raio-X e tratamento do cancro , ele é um dos principais contaminantes em caso de acidentes nucleares. O material nuclear ao meio ambiente libera substâncias radioativas no ar,na água e no solo , e apesar de não deixar o solo infertil contamina tudo o que cresce nele, podendo matar pessoas que consomem alimentos desse solo. Os níveis de radioatividade podem ficar décadas no ambiente, mesmo sendo eliminando em até 30 dias pelo corpo humano.
Um dos maiores acidentes envolvendo o lixo Nuclear ocorreu na cidade de Goiânia, em 13 de setembro de 1987, e resultou na morte de mais de 400 pessoas. O material radioativo responsável pela catástrofe foi o Césio 137, que contaminou adultos e crianças. Após o acidente foi preciso criar o repositório: local isolado e profundo, recoberto com placas de chumbo (isolante), onde o lixo nuclear foi armazenado.
Sabendo do risco, é importante que hospitais, usinas nucleares, centros de pesquisas e etc, descartem o lixo nuclear adquadamente.Os rejeitos de usinas nucleares devem ser colocados em recipientes especiais e descartados em locais com revestimento de concreto, devendo permanecer confinados por um período longo, que