Segurança do trabalho
SONDAGENS ROTATIVAS A Sondagem Rotativa é utilizada para perfuração das rochas e solos duros através de sondas rotativas, utilizando-se composições acopladas a bombas de circulação de água (barriletes, revestimentos e hastes), para refrigerar a coroa cortante e retirar detritos e pó de rochas.
Aplicada principalmente na coleta de amostras para Barragens, Túneis,
Pontes e obras de Mineração, e no avanço de sondagens a percussão, quando impenetrável ao trépano de lavagem e ao SPT.
E usualmente executada Para:
* A profundidade em que se encontra o embasamento rochoso; * Para indicar a presença de notações diferenciando-os do embasamento rochoso; * Para implantação de uma fundação ou de tirantes; * Para obtenção de poços para captação de água; * Para possibilitar injeção de cimento ou de outros materiais em fraturas que podem ocorrer em maciços rochosos em profundidade.
Hastes e conectores (niples)
Transmitem o movimento de rotação gerado
Pela sonda à peça de corte (coroa).
Comprimento de 1,5m e 3,0m. * A conexão entre as * Haste é feita pelos Conectores, ou niples.
Principais tipos de barriletes: Barriletes são constituídos por dois tubos de aço com adaptação de peças cortantes, sendo que o núcleo (testemunho) é recolhido no tubo e seguro por meio de uma mola cômica
Barrilete simples
Único tubo cuja extremidade inferior é conectada ao alargador e a coroa. Muito usado para dar inicio a perfuração quando a rocha esta aflorante. o uso normal e feio em rochas muito compactas e corentes
Barrilete Duplos Rígidos
Semelhantes ao simples, porém, alem do tubo externo, possui um tubo interno que armazena e impede o contato da água de perfuração com parte significativa do testemunho.
Barrilete duplos giratórios
Apresentam dois tubos um interno e outro externo e na parte superior, um dispositivo que faz com que a camisa interna permaneça estacionaria, não girando com o conjunto.