Segurança do Trabalho
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS
Disciplina IH 151 – Introdução a Segurança no Trabalho Data: 01/04/2015
Professor: Silvestre Prado de Souza Neto
Aluno: Thatiane Rodrigues de Souza Matrícula: 2012.11.042-6_____
Exercício número 1 de Introdução a Segurança no Trabalho.
Leia com atenção o primeiro capítulo do livro do SENAI sobre o tema, entre as páginas 17 a 32.
Para compreender a conjuntura das leis referentes a Saúde do trabalhador e a Segurança no Trabalho torna-se necessário refletir sobre o início e o desenvolvimento das leis trabalhistas no decorrer do tempo.
A palavra trabalho, origina-se do Latim: Tripalium, que era uma espécie de instrumento de tortura com três pontas. No início, o trabalho foi considerado como castigo. Como exemplo, temos a primeira forma de trabalho à escravidão (os escravos não tinham direitos, eram considerados como uma propriedade). E assim, continuou durante muitos séculos pelo mundo. Hannah Arendt explica que o conceito de trabalho como castigo foi difundido por religiosos católicos, embora a Bíblia se refira ao trabalho como uma oportunidade dada por Deus e só se torna um castigo nas referências da Idade Média.
Na segunda metade do século XIX, devido a alguns movimentos revolucionários na Europa, começa-se trabalhar para melhorar a questão social. Com isso, várias ações foram implementadas em benefício dos trabalhadores, particularmente na Indústria devido a precariedade do ambiente nos primórdios da Primeira Revolução Industrial. Em 1848, o Manifesto Comunista reconheceu a necessidade de direitos ao trabalhador. Depois da Segunda Revolução Industrial o trabalho se torna emprego e os trabalhadores começam a trabalhar por salários. A primeira lei trabalhista do mundo editada na Inglaterra proibia que se trabalhasse com menos de oito anos e mais do que 16 horas por dia.
Com