Segurança do trabalho
Aluno: Thissiany Wanderley Ferreira de Barros
Disciplina: Gerenciamento de Riscos e Emergências.
Brigada de incêndio são grupos de pessoas previamente treinados, organizados e capacitados dentro de uma organização, empresa ou estabelecimento para atuar na prevenção e combate de incêndio, prestação de primeiros socorros e evacuação de ambientes.
Vamos analisar os seguintes casos: 1) Dimensionar a brigada de incêndio de acordo com a IT 17/2011 de um escritório administrativo que possui um único setor com dois pavimentos e 25 pessoas por pavimento.
Composição mínima da brigada de incêndio por pavimento ou compartimento:
-População fixa acima em cada pavimento de 10 = 25 (população fixa total) – 10 = 15 pessoas = 15/20 (mais 1 brigadista para cada grupo de até 20 pessoas para risco baixo)
-Número de brigadistas = 2 brigadistas (população fixa até 10) + 1 brigadista (população fixa acima de 10)
-Número de brigadistas = 3.
Uma das principais providências que a brigada de incêndio de tomar é que os acidentes sejam controlados e alertar todos os trabalhadores sobre as devidas precauções quando ocorrer algum distúrbio, causados por incidentes, como por exemplo vazamento de gás, fumaça, fogo e vazamento de água.
Segundo o corpo de Bombeiros, o mais correto inclusive é que todos os trabalhadores ou usuários da edificação coloquem em prática as normas estabelecidas sobre os cuidados preventivos e o comportamento diante do incidente, promovendo exercícios. 2) Dimensionar a brigada de incêndio de uma indústria de risco alto com 135 pessoas (edificações sem compartimentação dos pavimentos ou sem isolamento dos riscos
Indústria em um único setor (divisão I-3 – risco alto)
a) Indústria em um único setor (divisão I-3 – risco alto) com população fixa;
- População fixa até 10 pessoas = 8 brigadistas (Tabela A.1).
- População fixa acima de 10 = 135 (população fixa total por pavimento) – 10 = 125 pessoas = 125/10 (mais um brigadista para cada