Segurança do trabalho
Ao passo que as relações trabalhistas se desenvolvem junto com os processos de gestão empresarial, uma visão voltada menos ao lucro e mais à sustentabilidade tem tomado conta do pensamento do empresariado.
Muito se fala em ética e responsabilidade social, e começar a aplicar esses temas dentro da própria organização é primordial, já que parte da sociedade está ali, caracterizada como colaborador daquela entidade.
Vale ressaltar que sendo o trabalhador um indivíduo social, não há como desassociar o meio ambiente do trabalho à qualidade de vida deste.
São inúmeras as pesquisas que revelam ser grande o número das doenças ocupacionais e dos acidentes de trabalho, em contraponto, diversos estudos de caso demonstram ser crescente a preocupação do empregador nos cuidados com o bem estar de seu capital humano.
Esta Produção Individual, começa com a apresentação do tema saúde e segurança do trabalho, desenvolvendo sobre seus conceitos, assim como sobre seu processo histórico.
Na sequência, demonstra quais são os aspectos ligados à saúde e segurança que impactam as atividades organizacionais e produtivas.
Após isso, não podia-se deixar de expor as boas práticas adotadas por organizações para não só contornar, como dirimir estes impactos.
1 A saúde e a segurança no ambiente de trabalho: conceitos e história
A saúde, palavra originada do latim salutis, que significa salvação, conservação (da vida), foi compreendida durante muito tempo apenas como o estado de ausência de doença, mas, como afirmou Almeida Filho (2013), teve sua definição contestada, por se dizer insatisfatória, por inúmeros autores. Um novo conceito, que engloba o bem estar físico, mental e social, deu lugar ao antigo.
Relatos sobre os efeitos do trabalho e das condições em que são realizados na saúde dos trabalhadores se deram em diferentes momentos da história do mundo, exalta Faiman (2012). De Hipócrates a Galeno, até a publicação do Tratado sobre as doenças dos trabalhadores, do