Segurança do trabalho
Aluno: Fábio Alexandre Ribeiro
Disciplina: Segurança Agroindustrial
Técnico em Segurança do Trabalho/Turma 9
Professor: Danilo G. Ferreira
Assunto: Agroindústria Canavieira Segurança do Trabalho na Agroindústria Canavieira.
Introdução:
A cana-de-açúcar: Originária da espécie saccharum officinarum , prov do território asiático, e era aí semeada desde os tempos ancestrais. Com o tempo, vários outros espécies foram produzidos com a ajuda de inovações tecnológicas, pois a planta original provocava diversas enfermidades.
A nova variedade surgiu do cruzamento da espécie primordial com mais quatro modelos alternativos do gênero saccharum, e os arbustos resultantes, foram,depois, recruzados com os espécimes iniciais, escolhidos como opção de cultivo.
Desta engenharia genética emergiu a cana-de-açúcar como hoje é conhecida
. HISTÓRIA DA CANA-DE AÇÚCAR NO BRASIL:
No Brasil, esta planta desembarcou pelas mãos dos portugueses, no início do século XVI ela prosperou principalmente no nordeste do país, sendo responsável por esta nação na melhor criadora e exportadora de açúcar neste período, que se estendeu até o século XVII.
Hoje, porém, é na região interiorana de São Paulo que se localiza a maior parte dos canaviais. E o açúcar não é mais o principal produto, pois atualmente o álcool, especialmente o etanol, extraído deste vegetal, é o que mais se destaca economicamente, pois, enquanto combustível alternativo, contribui igualmente para o desenvolvimento sustentável.
Riscos Ocupacionais na Atividade Canavieira.
A atividade no campo, neste caso nos canaviais, pode resultar em um perigo eminente quanto a não adoção ou a adoção parcial das normas visando a saúde e segurança do trabalhador. A falta de recursos materiais, mesmo aqueles de proteção individual, como luvas e botas, e o desconhecimento a cerca da importância do uso desses equipamentos se mostram como um dos fatores que dificultam a qualidade de