Segurança do trabalho
Introdução: Criada nos Estados Unidos em 1990, a norma OSHA 1910.147 que trata sobre o Controle de Energia Perigosa, teve o propósito de diminuir e evitar a ocorrência de aproximadamente 100 mortes e 60.000 lesões anuais decorrentes de acidentes em serviços e/ou manutenção de máquinas e equipamentos envolvendo as chamadas “Energias Perigosas”.
O PCEP - Programa de Controle de Energias Perigosas, enfatiza o bloqueio em segurança, não apenas alertando, mas impedindo física e logicamente os acidentes através da utilização de bloqueios, travamentos e sinalização industrial adequada, o PCEP também possibilita a redução significativa ou eliminação de custos diretos e indiretos gerados por conseqüência de energia não controlada.
“Em determinados segmentos industriais essa relação pode ser de até 50 vezes, ou seja, para cada dólar de custo direto de acidente (que é o custo da lesão), implica 50 dólares de custos indiretos (demais custos que não o da lesão). É muito significativo para não ser contabilizado ou desprezado, ou para não se tomar uma ação efetiva sobre estes números. Portanto, a certificação é um compromisso com a vida do profissional, agregando também valor ao negócio da empresa” (Asfene Macciantelli, Gerente da Divisão de Elétrica da Panduit Brasil).
As Máquinas e Equipamentos exigem que os dispositivos de isolamento sejam previamente desligados e isolados, quando submetidos a serviços de manutenção, limpeza e reparos. Muitos acidentes ocorrem em decorrência do acionamento inesperado de dispositivos de controle que provocam liberação acidental de energias armazenadas, causando lesões e mortes em trabalhadores durante a execução de trabalhos. São acidentes que podem ser evitados de uma maneira simples e eficaz, utilizando-se os bloqueios físicos da fonte de energia, acompanhado de etiqueta sinalizadora e o treinamento adequado dos envolvidos nas atividades de manutenção, limpeza e reparos.