segurança do trabalho
QUÍMICAS UTILIZADAS
NA INDÚSTRIA
Os mais diversos produtos químicos que chegam ao usuário final, são produzidos a par
-
tir de um pequeno número de matérias primas, encontradas na natureza, como pode ser visto no desenho que representa a árvore de produ- tos da indústria química (Figura nº 1). Na base da árvore estão os produtos de origem na natu
-
reza, que são transformados nas refinarias e in- dustrias químicas em produtos básicos, depois em novas indústrias, em intermediários, até chegar às substâncias químicas refinadas e produtos destinados ao consumidor final.
Podemos então, verificar que todos os pro- dutos acabam vindo da transformação de algu
-
ma matéria prima presente na natureza, de on
-
de saem o petróleo, o gás natural, o carvão, os produtos que vem da biomassa ( madeira, cana de açúcar, etc.), os minerais retirados das ro- chas, o sal da água do mar e depósitos naturais como os de salgema, o fosfato e o enxofre de fontes naturais, o ar e a água.
A
partir destas cerca de 10 matérias primas são produzidos cerca de 20 produtos básicos, entre eles o etileno, propeno, butadieno, benze- no, gás sintético, acetileno, amônia, ácido sulfú- rico, hidróxido de sódio (soda cáustica), cloro.
Acompanhando o desenho da árvore pode
-
mos verificar que destes cerca de 20 produtos, são obtidos por volta de 300 intermediários e que por fim vão dar origem às substâncias refi
-
nadas e os produtos destinados ao consumidor.
Alguns intermediários estão prontos para serem usados, como por exemplo os solventes.
Outros passam por novos processos químicos para dar origem aos produtos finais. Alguns de
-
les como os medicamentos, cosméticos, sa- bões, já estão prontos para serem consumidos, enquanto outros como as fibras, plásticos, pig- mentos, corantes são processados mais ainda.
Podemos perceber então, que a indústria quí- mica, regra geral, é bastante “verticalizada”, isto é, cada setor desta