Segurança do trabalho
Nas muitas atividades de trabalho existem inúmeros e minúsculos contaminantes que ficam suspensos no ar.
O ar que respiramos é composto de aproximadamente 21% de oxigênio, 78% de nitrogênio e 1% de outros gases. Nesta combinação, estes gases mantêm a vida. Sua saúde depende do ar puro que você respira, porém quando outras substâncias estão presentes, você está sujeito, a irritações, indisposições, problema de saúde e até mesmo a morte.
Os riscos em um ambiente de trabalho, muitas vezes, não são percebidos
Qual o papel da empresa? Sua empresa deverá inspecionar regularmente os locais de trabalho para identificar e avaliar a natureza dos riscos que podem estar presentes. Também proporcionar aos seus funcionários a proteção respiratória adequada, bem como informações e treinamento, sobre o uso correto dos equipamentos.
Você também desempenha um importante papel. Depois de selecionar o respirador apropriado deve utilizá-lo sempre que estiver em uma área que necessite de proteção respiratória. Para sua própria segurança, verifique se o seu respirador está se ajustando bem ao rosto e se é necessário algum reparo.
Também deve comunicar à sua supervisão se houver problemas com o equipamento ou se você tem alguma enfermidade como asma, alergias ou pressão arterial elevada, que o impeça de usar um respirador.
Você e sua empresa podem trabalhar juntos para proteger a saúde dos trabalhadores em situação perigosa.
* CONHECENDO OS RISCOS
É importante conhecer os possíveis riscos que podem afetar a sua saúde. Simplesmente porque o ar parece puro, não significa que não existem riscos, muitas das vezes eles não são visíveis e nem têm cheiro.
Se você conhecer a existência dos perigos, poderá proteger-se deles.
De forma geral, as atividades de trabalho podem apresentar as seguintes situações de risco ao sistema respiratório:
Poeiras, fumos e névoas
São pequenas partículas que permanecem suspensas no ar, podendo ser facilmente inaladas
As