Segurança do Trabalho
CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
DISCIPLINA:
DETE – DESENHO TÉCNICO.
1º MODULO
PROFº LUIZ CARLOS R. GARCIA
1 – DESENHO TÉCNICO
1.1
– INTRODUÇÃO
Quando alguém quer transmitir um recado, pode utilizar a fala ou passar seus pensamentos para o papel na forma de palavras escritas. Quem lê a mensagem fica conhecendo os pensamentos de quem a escreveu. Quando alguém desenha, acontece o mesmo: passa seus pensamentos para o papel na forma de desenho. A escrita, a fala e o desenho representam ideias e pensamentos. A representação que vai interessar neste curso é o desenho.
Desde épocas muito antigas, o desenho é uma forma importante de comunicação. E essa representação gráfica trouxe grandes contribuições para a compreensão da História, porque, por meio dos desenhos feitos pelos povos antigos, podemos conhecer as técnicas utilizadas por eles, seus hábitos e até suas ideias.
As atuais técnicas de representação foram criadas com o passar do tempo, à medida que o homem foi desenvolvendo seu modo de vida, sua cultura. Veja algumas formas de representação da figura humana, criadas em diferentes épocas históricas.
Desenho das cavernas de Skavberg (Noruega) tumulo do
Do período mesolítico (6000 – 4500 a.C).
Representação esquemática da figura humana.
Representação egípcia do escriba Nakht, século XIV a.C..
Representação
plana que destaca o contorno da figura humana. Esses exemplos de representação gráfica são considerados desenhos artísticos.
Embora não seja artístico, o desenho técnico também é uma forma de representação gráfica, usada, entre outras finalidades, para ilustrar instrumentos de trabalho, como máquinas, peças e ferramentas. E esse tipo de desenho também sofreu modificações, com o passar do tempo.
1.2 – Quais as diferenças entre o desenho técnico e o desenho artístico?
O desenho técnico é um tipo de representação gráfica utilizado por profissionais de uma
mesma