Segurança do trabalho
Definição
Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando a minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.
Resumo do conteúdo.
Todos os passos de nossa vida são medidos pelos riscos que eles nos proporcionam, seja em casa, no trabalho e em tudo o que fazemos. Mas tudo ocorre por um simples momento em que nos descuidamos causando assim algum acidente.
De acordo com o campo de prevenção de acidentes, cerca de 96% dos acidentes são evitáveis, pois são regidos pela lei da causa e efeito, isto é, para todo efeito- no caso de acidente- existe uma causa, que se removida, eliminaria o efeito.
Prevenir acidentes, portanto, nada mais é do que combater as causas que podem ser definidas como qualquer fato que, se removido, teria evitado o acidente.
Se 96% dos acidentes são evitáveis, Porque é tão difícil elimina-los?
Existem muitos fatores que podem ocasionar diversos acidentes, fontes de calor intenso, equipamentos móveis, inflamáveis, energia elétrica são alguns deles. Mas as causas podem ser identificadas e eliminadas, evitando, assim, que ocorram acidentes ou que seu numero e efeitos sejam reduzidos.
Para combater as causas dos acidentes, para preveni-los é preciso, antes de qualquer coisa, saber o que é um acidente.
É aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
“Acidente do trabalho, ou simplesmente acidente, é a ocorrência imprevista e indesejável, relacionada com o exercício do trabalho, que provoca lesão pessoal.”
Norma Brasileira NB-18, da ABNT.
Cada acidente pode ser caracterizado de uma maneira