segurança do trabalho
Acidentes com Prensas
Caso 1 : Prensa Excêntrica com engate por chaveta
Contexto
Em uma estamparia um operador com 20 anos de experiência operava uma prensa excêntrica de engate com chaveta. A prensa possuía como dispositivo de segurança uma cortina de luz recém instalada.
Acidente
A chaveta rotativa da prensa quebrou , o eixo continuou engatado e a prensa
"repicou". Com o repique o operador foi atingido nos membros superiores. A lesão foi grave.
Fatores Relevantes
§
§
§
§
O operador era uma pessoa experiente.
A cortina de luz é um dispositivo de segurança não adequado para este tipo de prensa. Além deste dispositivo a prensa não possui outro adequado às suas características. A quebra da chaveta é uma situação comum com este tipo de prensa e a máquina não interrompe o ciclo surpreendendo o operador com o repique.
Caso 1 Prensa excêntrica por chaveta
Contexto : Numa fábrica de móveis de metal, um operador operava uma prensa mecânica excêntrica com dispostivo de proteção na zona de prensagem.
Acidente: O eixo excêntrico quebrou próximo à biela e todo conjunto formado por flange da porca do eixo, porca sextavado do eixo, bucha excêntrica, biela e o pedaço do eixo cairam na cabeça do operador provocando sua morte.
Fatores relevantes :
§
§
O operador era uma pessoa experiente
A prensa não dispunha de elo salva vidas ou dente de trava de biela
Caso 2: Prensa de Fricção
Contexto
Em uma empresa de fabricação de medalhas a operação de cunhagem era feita por uma prensa de fricção. Como a empresa tinha um pedido grande para entregar o funcionamento da prensa teve sua velocidade alterada,aumentando a polia do motor com isso aumentou a força de impacto. A prensa tinha como dispositivo de segurança pois o empresario não acreditava ser possível a instalação de nenhum dispositivo. Acidente
Programa de Prevenção de Riscos em Prensas e Similares